quarta-feira, 26 de agosto de 2009


"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara." (José Saramago; Ensaio sobre a cegueira)


O livro de José saramago conta a historia de um surto de cegueira que invade a cidade, passando de uma pessoa para outra, formando um grupo grande de pessoas que são isoladas em um antigo manicomio desativado, dentre as pessoas infectadas somente uma se finge de contaminada para poder tomar conta das outras.


Durante o desenrolar da trama o espectador se sente amedrontado, ao ver a manifestação do instinto de sobrevivencia do proprio ser humano, diante á falta de comida, higiene, e descaso do governo que nada faz, pessoas morrem e são enterradas no proprio jardim do manicomio. Forma-se dentro desse "retiro" clãs com lideres que dominam o abastecimento de comida, obrigando os outros grupos a pagarem taxas para que possam comer, vendendo assim as proprias mulheres. Quando os soldados que fazem a guarda do local somem eles saem de lá e vão para as ruas, porém percebem que todas as pessoas estão cegas, e que aquele instinto de sobrevivencia tinha tomado completamente a cidade, tudo virou um caos, a unica pessoa que ainda consegue ver conduz um grupo pequeno até a casa dela onde eles se abrigam, e aos poucos eles conseguem recuperar a visão e assim termina a trama.


Penso eu que o que se pode concluir a respeito de tal devastação humana, é o caos que a propria sociedade se encontra, completamente regada, enxarcada de violência e desigualdade onde quem pode mais chora menos, infelizmente essa é a realidade e enquanto uma pequena porção tenta mudar o mundo, a outra maioria age como animal, pensando ser essa atitude absolutamente natural, por tanto cada um sabe de si, e sabe também que toda ação possui uma reação e voce decide de que lado fica.


Nota:


O livro de José saramago, foi produzido pelo cineasta e arquiteto Fernando Meirelles também diretor do filme Cidade de Deus, e outros, é ta aí um cara que adimiro muito como profissional.


Lembrando que o filme ensaio sobre a cegueira, apresentado no festival de cannes do ano passado foi muito criticado no exterior, por expor de forma ofensiva o ser humano, chegando a ser chamado de deprimente.


Fica a dica: para pessoas que sabem interpretar o que está por tras das letras é uma otima dica de filme.

3 comentários:

  1. nossa uma bela escritora (:
    tanto o filme quanto o livro devem ser otimos vou
    procura ver ou ler pois assim vou confirmar oq aqui foi dito (:
    ausahushaushuahsua


    minhas noites com vc no msn são as melhores (L)

    ResponderExcluir
  2. mto bom xuh, adorei :)

    um dia qero ler tantos livros assim
    e ter uma visao mais critica das coisas
    *--*

    heiuHIAUEHUIa

    conta cmg pra td
    eu te amo!
    :*

    ResponderExcluir
  3. O livro eu conheço, é ótimo, são lições pra vida inteira, o melhor é o modo como ele escreve!!... Agora o diretor do filme foi infeliz... péssima produção, parcial!

    ResponderExcluir