domingo, 30 de agosto de 2009


No fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as unicas
que o vento nao conseguiu levar:
um estribilho antigo
um carinho no momento preciso
o folhear de um livro
o cheiro que tinha um dia o próprio verão...
{Mario Quintana}




Até parece que foi ontem, ou até segundos atras, posso fechar os meus olhos...viajar dentro da sutileza dos meus pensamentos e tudo se intensifica, posso dentro de mil sensações ouvir os ruídos dos seus sorrisos, as suas palavras que me traziam segurança e conforto, ou simplesmente o seu silencio devastador.


E mesmo ainda que eu aperte os meus olhos e tente controlar tudo o que sinto, voce me domina, a sua ausência faz presença constante e por segundos te sinto perto, é como se voltasemos aos velhos tempos, as nossas conversas, as nossas brincadeiras, as suas broncas sempre sabias, aos nossos almoços sempre divertidos, aos planos que faziamos sempre bem humorados, porque todos os momentos ao seu lado eram divertidos e sabios {mesmo quando tiravamos o dia pra falar sobre absolutamente nada}. Quando voce me abraçava todo timido, e mesmo nas poucas vezes que voce disse que gostava de mim...Ahh!! voce sempre poupando palavras em relação aos seus sentimentos, porém demonstrava todos eles com atitudes, nunca te vi chora, nunca vi voce grita com alguem, ou ao menos perder o bom humor, sempre com sorriso verdadeiro, sempre disposto a ajudar e a fazer o bem pra aqueles que voce escolheu para ter por perto.


Fernando de Souza Mattos, meu eterno piolhento, meu tatuador preferido, meu parceiro, meu amigo, meu irmão, as coisas por aqui sem voce anda bem dificil, as vezes eu paro e penso " o que o fer ia me fala sobre isso?" mas a resposta nao vem..sabe porque fer? pq voce nao era uma pessoa previsivel, agente nunca sabia o que voce ia falar e na falta das suas palavras voce sempre soltava " PERDEU PLAYBOY" seguido do seu sorriso lindo, que contagiava a todos...

Sabe fer, aquela quinta feira do acidente, que voce falo comigo pouco tempo antes da catastrofe acontecer, vai fica guardada em mim pra sempre, a imagem da web can, voce com aquela bandana larajada segurando seus dreads, e voce sorrindo pra mim...e é muito dificil pensa em voce, ou fala de voce sem que venha lagrimas aos olhos, e aquele nó de dor na garganta, e é assim que eu termino esse post, com lagrimas nos olhos e te sentindo sempre perto de mim e com uma saudade muito maior que eu...




quarta-feira, 26 de agosto de 2009


"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara." (José Saramago; Ensaio sobre a cegueira)


O livro de José saramago conta a historia de um surto de cegueira que invade a cidade, passando de uma pessoa para outra, formando um grupo grande de pessoas que são isoladas em um antigo manicomio desativado, dentre as pessoas infectadas somente uma se finge de contaminada para poder tomar conta das outras.


Durante o desenrolar da trama o espectador se sente amedrontado, ao ver a manifestação do instinto de sobrevivencia do proprio ser humano, diante á falta de comida, higiene, e descaso do governo que nada faz, pessoas morrem e são enterradas no proprio jardim do manicomio. Forma-se dentro desse "retiro" clãs com lideres que dominam o abastecimento de comida, obrigando os outros grupos a pagarem taxas para que possam comer, vendendo assim as proprias mulheres. Quando os soldados que fazem a guarda do local somem eles saem de lá e vão para as ruas, porém percebem que todas as pessoas estão cegas, e que aquele instinto de sobrevivencia tinha tomado completamente a cidade, tudo virou um caos, a unica pessoa que ainda consegue ver conduz um grupo pequeno até a casa dela onde eles se abrigam, e aos poucos eles conseguem recuperar a visão e assim termina a trama.


Penso eu que o que se pode concluir a respeito de tal devastação humana, é o caos que a propria sociedade se encontra, completamente regada, enxarcada de violência e desigualdade onde quem pode mais chora menos, infelizmente essa é a realidade e enquanto uma pequena porção tenta mudar o mundo, a outra maioria age como animal, pensando ser essa atitude absolutamente natural, por tanto cada um sabe de si, e sabe também que toda ação possui uma reação e voce decide de que lado fica.


Nota:


O livro de José saramago, foi produzido pelo cineasta e arquiteto Fernando Meirelles também diretor do filme Cidade de Deus, e outros, é ta aí um cara que adimiro muito como profissional.


Lembrando que o filme ensaio sobre a cegueira, apresentado no festival de cannes do ano passado foi muito criticado no exterior, por expor de forma ofensiva o ser humano, chegando a ser chamado de deprimente.


Fica a dica: para pessoas que sabem interpretar o que está por tras das letras é uma otima dica de filme.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Tão sublime...


Ahhh! o Amor.. a sutileza com que ele se instala sem que voce note; no começo tudo são flores, porem quando chega ao fim sobram pra voce apenas os espinhos, talves seja por isso que ele é tão comparado a primavera " se vão as flores e ficam os galhos secos e espinhos".


Mas o estranho disso tudo, a maior prova de que o amor é um sentimento sublime é que por mais que voce sofra, por mais que tenha se machucado e voce se esforce pra ter sentimentos negativos em relação ao ser amado isso nao acontece, acontece justamento ao contrário, quando voce pensa em todas as coisas ruins e ai vem todos aqueles nomes feios possiveis e imaginarios, até aqueles que nao existem voce é tomado por um sentimento de raiva e ao mesmo tempo de culpa, ai voce guarda tudo isso pra joga na cara da criatura, e enfim acontece voces se encontram... e ae eu te pergunto o que acontece? NADA!


Voce trava, todas as palavras negativas somem, e voce se cala, somente escuta tudo aquilo que voce nao gostaria de ouvir, frases que como diriam Nene Altro do dance of days são apenas " tantas frases sem fim, filosofia circular" o que isso quer dizer que são coisas que nao fazem o menor sentido, e que voce sente que o ser está te escondendo algo, mas voce está de mão atadas e só te resta esperar...esperar que mude pra bem ou pro mal...


E depois que toda a sua raiva se vai, porque voce já chorou litros, e nao sabe mais o que fazer, só resta ficar em paz com o seu coração e nunca desistir de lutar, porque parece clichê, mas só consegue alguma coisa quem luta e nao desiste, e como diz o meu querido amigo Danilo " se voce estiver em paz com o seu coração e existir esperança, nao importa o quanto demore sempre vem"!


O que sei sobre isso, é que eu nao sei de mais nada e que tudo que eu escrevi é baseado em tudo o que eu sinto, e pra falar a verdade de tudo o que eu sofri e ainda sofro, o meu maior sentimento é de amor, de amor por uma pessoa que eu sei que precisa, e vai precisa muito de apoio, e eu como ser imperfeito que ama, vou estar esperando de braços abertos, porque se me perguntarem porque eu amo, com toda certeza eu vo dizer, que simplesmente nao sei, só sei que amo porque amo, o amor nao se explica, talvez amar seja quando voce da a cara a tapa e leva o tapa, e mesmo assim voce oferece a outra face pra que batam de novo. Porque a maior prova disso veio do criador...por isso penso eu que o amor é o estado mais sublime do ser humano.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Arquitetura Sustentável

Estive pensando e como eu gosto muito de arte e também de escrever, resolvi focar o blog em arquitetura e arte em geral, parei meu trabalho de historia da arquitetura, para relachar um pouco aqui e fala de uma arquitetura que vem ganhando cada vez mais espaço: a Arquitetura Sustentavel.

Com toda essa preocupação de proteger o meio ambiente, os profissionais da area buscam ultilizar os recursos da natureza, ultilizando-os ao máximo, aproveitando a iluminação natural nos ambientes, e também a ventilação. Essa arquitetura também faz uso de materiais ecologicos, de fornecedores legalizados que garantam a preservação do meio ambiente.

Os projetos buscam cada vez mais, formas mais eficientes de energia como a energia solar ou eólica, outra preocupação é também quanto a disposição dos comodos em relação a luz solar, a ultilização de vidros duplos na janela, permite a iluminação do ambiente e reduz o gasto com energia e refrigeração do local.

Outro item importante da arquitetura sustentavel é a ultilização de agua da chuva, para abastecer o jardim,lavar areas externas e também nas descargas sanitárias, podendo redusir em até 30% o consumo em relação a residência "normal".

Lembrando também que os residuos da construção, são reciclados,sendo assim a obra é avaliada e recebe um selo, valorizando o imóvel, mas o mais importante é a preservação do meio ambiente, e a responsabilidade social.
Sobre a foto: Casa de bambú no Parque Estadual da Serra da Tiririca; da arquiteta Celina Llerena.Niterói RJ.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Art Nouveau

Voltamos para a faculdade, e primeiro de tudo as recomendaçoes básicas para nos mantermos longe da gripe A...

Estou nesse momento fazendo um trabalho de História da Arquitetura sobre Art Nouveau, eu sei que nao estou muito apta a falar sobre isso, mas pelo que andei pesquisando a Art Nouveau foi uma vanguarda muito interessante, surgiu no final do século XIX buscando romper com o ideal de contrução que veio com a revolução industrial, onde os arquitetos dispunham de novos materiais como ferro e vidro, e as contruções eram releituras do gótico e clássico. A Art Nouveau vem nesse periodo tentando resgatar o contato com a natureza, arquitetura com formas baseadas em folhagens, fogo,cisneis e outros; era voltado para a forma em si, sem preocupação ideológica e estética. Os arquitetos exploravam os elementos de textura, revestimentos e aberturas irregulares na construção, formas arredondadas,composiçoes assimétricas que dão impressão de movimento muitas vezes suave, a obra dessa vanguarda era vista como extensão do corpo do artista.


É penso eu que me apaixonei por essa vanguarda.

Ps: A foto é do interior da Casa Tassel de Victor Horta, contruída em (1892/93) em Bruxelas.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Sobre nada em especial

Ah nem sei direito como começar, mas é tao estranho quando coisas acontecem , ou palavras são ditas no momento exato em que voce precisa escutalas... eu nao acredito em destino, cada um faz o seu, mas são esses momentos que me assustam, que me fazem pensar em algo maior que rege o mundo, que rege a nossa vida, e tudo que nela acontece {sim de fato isso muito me assusta}.
Mas, minha mae sempre me ensino que quando agente se arrebenta, nunca da tempo pra para e espera volta ao normal, é como rala o joelho quando eh criança, não porque vc se ralou que voce para de brincar, agente as vezes se esquece disso, quando cresce, e fica se martirizando por sonhos que nao se concretizaram, por lutarmos muito por algo enão dar em nada, mas o fato é que essa força maior que nos dá as coisas, é a mesma que tira da gente aquilo que pode nao ser bom...pq sempre que uma porta se fecha abre-se outra e pra finalizar se elas nao abrirem sem problemas derrubamos as paredes...